25 de março de 2009

Apresenta-se o ambientedigital

Sejam todos bem-vindos ao blogue do ambientedigital!
Por aqui iremos partilhar as vivências e as experiências que as turmas do 4ºC e do 1ºA, do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, têm tido com o vídeo e com a floresta.
Com o vídeo, que foi à escola, os alunos aprenderam alguma linguagem, viram e mexeram no material base que se utiliza para realizar um filme. Isto é muito importante porque eles vão ter de preparar-se para a realização e interpretação de um!
Na e com a floresta, os alunos têm vindo a perceber e a cuidar de um espaço que lhes está muito próximo: a área protegida do Corno do Bico.
Sigam com atenção o que temos vindo a fazer.
Ah, e já agora, porque não deixar uma mensagem a estes pequenos artistas. Nós temos a certeza de que eles iam gostar muito de saber as vossas opiniões!

Apresentamos o 1ºA!

Na companhia da Professora Ermelinda, cada um apresenta-se e fala um pouco da história que todos criaram.
Só ainda não começaram a filmá-la porque, neste momento, é o 4ºC que está em filmagens.
Sabem onde?
Eu acho que já sabem...

O CEIA na área protegida do Corno do Bico

Como já perceberam, as histórias e as filmagens vão decorrer num sítio muito bonito e prazenteiro que se chama área protegida do Corno Bico, que fica a 11km de Paredes de Coura.
Nessa área encontra-se um Centro de Educação e Interpretação Ambiental, que também é conhecido por CEIA.
Rodeado por campos verdes, floresta de árvores de vária espécie, animais caseiros e selvagens e também os habitantes de Chã de Lamas, o CEIA (clica na palavra) oferece muitas actividades a todos que lá queiram ir.

Antes das filmagens, uma visita do 4ºC ao CEIA

É verdade, antes das filmagens da sua história (não se preocupem que mais para baixo falaremos dela!), o 4ºC aproveitou e visitou as instalações do CEIA.
Essas instalações também servem de "quartel-general" a todos nós quando estamos a filmar.
Primeiro começaram com uma exposição que retrata a colónia agrícola de Chã de Lamas, sítio onde agora se encontra os edifícios do CEIA.

Depois, passaram ao laboratório!
Lá puderam observar rochas, penas de animais, cascas de árvores que podem ser encontradas na área protegida do Corno do Bico.
Nós achamos que eles se divertiram muito!



Depois viram a biblioteca e até puderam mexer nos fantoches que lá estão e que contam uma história passada na floresta do Corno do Bico.

E finalmente, passaram pela oficina onde se pode construir e pintar muita coisa. Desde construir ninhos para as aves até aos móbiles que se penduram no tecto.
E já agora, aqui está a mascote do CEIA, o Biquinho!
Está engraçado, não está?
E que tal deixares uma mensagem para os alunos que participam neste projecto?

E na sala, o que faz o 1ºA?

Pintam!
A Engenheira Sara Gonçalves, que trabalha na Câmara Municipal de Paredes de Coura, foi à sala de aula falar sobre os cuidados a ter na protecção da floresta, e claro, também falou da floresta do Corno do Bico.
A Engenheira Sara até levou estes desenhos para serem pintados.
Lá, podemos observar, e depois pintar de cores bonitas, o que se pode e deve fazer na floresta e o que é muito mau fazer.
Toda a turma se divertiu e aprendeu ao mesmo tempo!

Voltamos a espreitar o 4ºC no CEIA

Vamos lá saber o que é que anda a fazer a turma do 4º ano.
Vamos espreitar...

Mais uma vez, já que o fizeram na sala de aula, voltou-se a falar da câmara de filmar e dos seus componentes principais: a objectiva, a bateria e a cassete.
Claro que todos quiseram, uma vez mais, ver através de uma câmara de filmar.
O mundo parece tão diferente!
O Simão aqui parece mesmo um operador de câmara à séria!

O João Alexandre e o João parecem estar muito divertidos!
E claro, outra parte fundamental de um filme é o que se ouve.
Todos os sons têm de ser gravados por um microfone e, por causa do vento, ele tem de estar protegido por este "bicho"!
O Ruben não dava para perchista, que é o técnico que trabalha com a perche (aquela "cana" que vês na imagem) onde está o microfone, porque é um pouco pequeno!

E se deixasses uma mensagem a estes "técnicos" de som e imagem?
Eles iam gostar de saber o que achas de tudo isto!

E como vão as filmagens do 4ºC?

Nas instalações do CEIA e nas zonas exteriores envolventes, a turma do 4ºC tem trabalhado muito.
Os dias têm estado muito agradáveis e nem sempre estes actores de palmo e meio representam na sombra!
Nestas fotografias vemos que uma mãe (a mãe da Eduarda), a D. Cristina, está a pintar uma das personagens da nossa história: a borboleta verde!
A manhã começa com a pintura deste e de outros animais que entram na nossa história!
Claro que depois a Sónia, a nossa borboleta verde, tem de lavar a cara muito bem.
Mas às vezes custa, não custa Sónia?
O que aconteceu foi que, para ajudar a D. Cristina, a Telma pintou a cara da Sónia com tanto verde, mas tanto verde, que foi precisa muita água, sabão, papel, pano e tempo para sair tudo!
"Ufaaa!", exclamou ela no fim depois estar mais ou menos limpa.
Aqui a nossa Raquel/Joaninha ajuda o operador de câmara a regular os brancos, ou seja, para que a câmara capte e grave as cores como nós, seres humanos, as vemos!
A Susana/Abelhinha preguiçosa a ensaiar sozinha a postura e o que deve dizer quando se estiver a filmar!
Como a Rafaela/Corvo estava a colocar as asas pretas, a Joaninha servia de modelo para que o operador de câmara ajustasse o foco e fizesse o enquadramento!
Sim, também temos um Rato!
A mãe da Eduarda tem dado uma ajuda imensa com as pinturas nas filmagens.
Muito obrigado, D. Cristina!
Que dizem destas personagens?
E como acham que será a história quando o filme estiver completo?
Digam-nos a vossa opinião!

Os desenhos do 4ºC!

Desenho do Vitor Fernandes

Estes artistas tiveram de aprender primeiro o que eram escalas do plano (o tamanho do que está na imagem) através de uma BD.
Claro que isto ainda foi na sala de aula.
E se repararem bem todos começam com uma menina, é que no quadro foi escrito este início de história: A Carolina estava a andar pela floresta quando encontrou uma flor.
A partir daqui cada um imaginou as imagens, neste caso desenhos, e deu-lhe um fim.
Como podem notar, há desenhos inacabados mas que estão muito criativos. E neles, mesmo sem o recurso à linguagem escrita, nós podemos perceber o resto da história que cada um inventou.
Não podemos?
Vamos deixar uma mensagem a dizer o que achamos das BD's de cada um?
Desenho da Telma Conceição
Desenho da Susanna Correia
Desenho da Sónia Braga
Desenho do Rui Brito
Desenho da Rafaela Laranjeira
Desenho do Marco Barreiro
Desenho do João Cerqueira
Desenho da Ângela Lima
Desenho do João Alexandre Viana
Desenho da Andreia Montenegro
Desenho da Ana Raquel Cunha